Publicado em: 18 de julho de 2019
O Sistema não destrutivo composto por chapas de aço permite a construção de túneis sem interferir na superfície ou no tráfego. A Engemape é umas das pioneiras na análise, planejamento, construção e manutenção de Tunnel Liner.
Classificado como solução não destrutiva, o tunnel liner é uma técnica para a abertura de túneis estruturados com segmentos de aço corrugado. É indicado para a realização de obras subterrâneas em diferentes tipos de solo, especialmente em áreas urbanas e ou de difícil acesso. Nos últimos anos, várias aplicações foram desenvolvidas para essa tecnologia: redes de esgotos, passagens de veículos e pedestres, passagens de cabos de telefonia e energia, além de aplicações em obras metroviárias e na mineração são alguns exemplos. Mas é especialmente em obras de drenagem de águas pluviais que o sistema vem sendo utilizado. A Engemape tem em seus cases diversas obras nas mais variadas aplicações por todo o Brasil.
O tunnel liner não é uma solução nova. Foi bastante utilizada nas décadas de 1980 e 1990, mas com o passar do tempo e com o advento de outras tecnologias, tornou-se mais competitiva em aplicações que exigem diâmetros menores e em trechos curtos. A Engemape com seu know how, consegue otimizar as obras proporcionando aos seus clientes o melhor custo e benefício, tanto perante concorrentes com a mesma tecnologia quando comparada a outras formas de execução dos túneis.
Os túneis de aço corrugado podem ser classificados quanto à forma de seção (circular, ovóide, elíptica) e também quanto ao seu revestimento (sem revestimento, galvanizado, epóxi). De forma geral, o tunnel liner é usado para a construção de túneis circulares de diâmetros entre 1,20 m e 5 m, e túneis com dimensões variadas nas formas de elipse ou ovóide. A espessura da chapa utilizada na estrutura é determinada em função do tipo de solo a ser escavado e do diâmetro do túnel. A Engemape possui uma equipe de profissionais qualificados e com experiência para definição precisa da melhor tecnologia e forma de aplicação.
O tunnel liner pode empregar em sua execução chapas galvanizadas nos casos em que não sejam previstas condições de utilização agressivas. Já em regiões litorâneas, industriais e na condução de esgotos sanitários e/ou despejos industriais, é indicada a adoção de chapas revestidas com epóxi.
No tunnel liner a escavação é feita manualmente, e na medida em que se avança são instaladas as chapas metálicas, que cumprem a função de revestimento e contenção. Segundo cálculos, a técnica permite escavações com avanço modular de 0,46 m ou 0,50 m e progressão rápida. Isso porque, a cada novo segmento montado de túnel é possível a imediata escavação do anel seguinte.
Segundo especificação técnica adotada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em obras com tunnel liner a declividade e alinhamento definidos em projeto devem ser controlados por meio da topografia a cada três anéis montados. Devem ser ainda verificados, topograficamente, os pontos definidos ao longo da seção transversal do túnel, para controle das deformações no plano da frente de escavação. A forma circular dos segmentos é garantida por este controle, e de estroncas e tirantes extensíveis telescópicos que ajustam a forma dos segmentos.
A Engemape tem mais de 15 anos de experiência na utilização das tecnologias e processos de construção e manutenção do Tunnel Liner. Consulte um de nossos especialistas da área técnica para conhecer mais sobre as possibilidades e viabilidades do Tunnel Liner.