Como funciona um Tunnel Boring Machine?

Conhecido no Brasil como tuneladoras, o Tunnel Boring Machine (TBM) são máquinas utilizadas na escavação de túneis com secção transversal circular. São também muito usados para execução de redes através da metodologia tubo cravado.

Tecnologia Tunnel Boring Machine

Uma tecnologia construtiva que é considerada uma das mais eficientes e seguras da engenharia moderna e tornou-se referência mundial nesta área para aumentar a produtividade nas escavações de túneis e travessias e em demais obras subterrâneas de grande porte.

Ao mesmo tempo em que perfura o solo, o equipamento traz este material escavado através de uma hélice sem fim que pivoteia dentro da tubulação. Portanto, a máquina Boring Machine faz o processo de cravação dos tubos, ao mesmo tempo que vai perfurando e trazendo este material escavado para descarte.

Vantagens Tunnel Boring Machine

Uma vantagem do sistema é o menor impacto na superfície urbana quando a escavação é feita em solo. Isso porque o equipamento entrega toda parte civil do túnel pronta e impermeável, sem a necessidade de escavações mecanizadas e aberturas de valas na superfície.

Em túneis em rocha, a tuneladora é cinco vezes mais rápida, já que em túneis em solo, a máquina chega a ser oito vezes mais veloz, dependendo da geologia, comparada ao método convencional, pois elas conseguem fazer cerca de 30 metros de tubo cravado por dia.

Aplicação Tunnel Boring Machine feita pela Engemape

Clique aqui e confira um vídeo feito pela Engemape em uma das aplicações de Tunnel Boring Machine.

A Engemape tem experiência no mercado há mais de 10 anos, trabalhando com uma equipe treinada e materiais de qualidade.


Veja Também